Carregando...

América Biomédica © 2017 - Todos os direitos reservados

Testes de drogas nas empresas

Como o exame toxicológico no local de trabalho economiza tempo e dinheiro?


Para os empregadores e agências de recrutamento os testes de drogas são geralmente o último passo antes da contratação ou mudança de funções e a necessidade de resultados rápidos é essencial. O teste rápido de drogas realizado no local é um método confiável, o mais econômico e para a empresa.

A maioria das opções de exame toxicológico através de um laboratório demora pelo menos 24 a 48 horas para apresentação de um resultado, enquanto que com um simples teste realizado no local (o mesmo que o laboratório utiliza para a triagem) o resultado demora apenas 5 minutos e com um custo bem reduzido.

Significa que a sua empresa pode descobrir muito mais rápido se o candidato não passa no exame toxicológico, que por sua vez ajuda no processo de contratação ao poder procurar de imediato outro candidato e não perder mais tempo nem recursos.

Outra situação em que os kits rápidos de drogas são uma vantagem e ajudam a poupar tempo e dinheiro é no fato de serem realizados no local. Se estiver num local remoto é provável que a realização do exame toxicológico como o laboratório tenha que ser a mais de 50 quilómetros do local. Como o empregador deseja realizar a contratação da forma mais rápida e menos onerosa possível os testes rápidos de drogas realizados no local de trabalho aceleram todo o processo.


Porque as empresas fazem exames toxicológicos em seus funcionários?


Num estudo de 2012, a SAMHSA relatou que 74,9% dos usuários de drogas ilícitas, com mais de 18 anos, estavam trabalhando em empresas.

A testagem de drogas é um método de prevenção e dissuasão e um componente essencial de um programa de prevenção do uso de entorpecentes.

Frequentemente, empresas que não têm um programa de promoção de um ambiente de trabalho livre de drogas têm custos mais altos com o departamento de saúde, mais altos índices de acidentes de trabalho e outros resultados negativos relacionados ou decorrentes do uso de drogas por parte dos seus colaboradores.

Políticas deste tipo são adotadas pelas empresas por vários motivos, sendo o principal e mais importante deles a prevenção do abuso de substâncias psicoativas.

Um programa de controle do uso de drogas pode levar funcionários a procurar de forma espontânea ajuda e tratamento, impedi-los de usar álcool e outras drogas e ainda de ir trabalhar sem condições de exercer as suas funções de forma adequada. Leva à criação de um ambiente de trabalho mais seguro e positivo, com menor rotatividade, maior lealdade, e altos padrões de qualidade.


O que é que um programa preventivo com testagem drogas deve incluir?


Um programa de testagem de drogas na empresa tem uma política clara de não permissão do uso de substâncias psicoativas. Educa os funcionários relativamente ao programa; sobre a razão pela qual o uso de drogas poder ser prejudicial e não apenas para o próprio funcionário, mas também para quem está próximo; como o uso destas substâncias traz custos para a organização/empresa, bem como as consequências para o indivíduo a quem for detectado um resultado positivo.

Um programa eficiente contempla o treinamento de supervisores do programa, exames toxicológicos, e assistência ao colaborador. Ter uma política escrita ajuda empregadores e empregados a se concentrarem em detalhes importantes.


O que não deve ser feito


Na implantação de um programa ou política de prevenção do consumo de álcool e outras drogas há alguns pontos que devem ser assegurados:

- não forçar a implantação de um programa de forma inconsistente. A tentativa de implantação de um programa de forma inconsistente não só é injusta como poderá levar um funcionário a tornar-se fonte de litígios.

- não divulgar os resultados dos testes. Estes devem ser tratados de forma confidencial e sigilosa, e apenas comunicados à pessoa ou pessoas responsáveis pelo processo.

- não tomar providências quando apenas um resultado positivo inicial aparecer. Deve ser feita uma confirmação e só depois tomadas providências adequadas.

- não enviar urina para confirmação em laboratórios que não sejam devidamente acreditados.

- não deve ser feita confrontação, a um suspeito ou usuário, sozinho. Pode ser perigoso. Além disso, na eventualidade de um processo jurídico, ajuda ter uma testemunha do lado.


Em que situações os testes são realizados?


Randômicos/aleatórios: os testes mais eficazes para a detecção e dissuasão do uso de drogas são os aleatórios. Dito de forma simples, se um funcionário é tentado a usar drogas mas souber que pode ser testado a qualquer momento, a tentação é reduzida. Significa testar um grupo de funcionários selecionado aleatoriamente e em altura imprevisível.

Admissional: são, como os anteriores, testes muito importantes porque colocam uma barreira na entrada de novos usuários/dependentes.

Pós-acidente: aqui o teste rápido de triagem no local pode ser decisivo.

Motivado (por suspeita): quando indicadores assim o sugerem.

Pós-tratamento: avaliação da abstinência.


O que deve ser feito para assegurar a legitimidade do processo?


Cadeia de custódia:

As provas onde as evidências estavam em cada momento e quem era o responsável por elas durante o processo. Ou seja, cada vez que as evidências passarem de uma pessoa para outra ou de um tipo de mídia para outro, a transação deve ser registrada.